EXISTE LUTO POR ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?

EXISTE LUTO POR ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?

SIM, SIM, SIM!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O luto é uma reação para qualquer perda que realmente importe para ti! O animal de estimação é uma parte da família, uma parte da sua vida, é claro que vai doer (e muito) quando ele morrer!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que acontece hoje é que o luto por perda pet é considerado um luto não reconhecido. É uma perda julgada, as pessoas olham torto, como se não pudesse existir sofrimento por ser um animal. E aí é que mora todo o problema. Porque quem estiver passando por esse sofrimento não vai conseguir conversar com quem estiver próximo e vai se isolar, aumentando, ainda mais, a dor por essa perda!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os animais de estimação estão ocupando cada vez mais espaço na nossa vida e para cada pessoa eles tem um significado, para cada pessoa é uma relação diferente. E é isso que precisa ser olhado e respeitado!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você estiver passando pela perda de seu pet, tá tudo bem, que tá doendo, ta bom? Deixa vir esse sentimento e tente se conectar com ele. Encontre formas para se despedir do seu animal, faça um ritual simbólico, escreva, olhe as fotos, converse com ele, se conecte com todo esse sentimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para finalizar, relações não se substituem e isso inclui os animais. Novas relações podem surgir, mas a relação com aquele animal, sempre vai ser única e importante!

Sobre o autor

Bárbara Albasini Bard

Bárbara Albasini Bard

CRP: 07/28670